terça-feira, 25 de agosto de 2015

Conheça um pouco da nossa história

A EACH completou 10 anos em 2015 e em comemoração desses dez anos, contaremos um pouquinho da história da nossa Biblioteca.

Construída no ano de 2004 e inaugurada em 27 de fevereiro de 2005, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades, também conhecida como USP Leste, foi concretizada pelo anseio da existência de um ramo da Universidade na Zona Leste. 

Foram criados os cursos de Ciências da Atividade Física, Gerontologia, Obstetrícia, Gestão de Políticas Públicas, Têxtil e Moda, Sistemas de Informação, Marketing, Lazer e Turismo, Licenciatura em Ciências da Natureza, Gestão em Ciência Ambiental.

A Biblioteca iniciou suas atividades antes mesmo da existência física e inauguração da USP Leste. 
Funcionando na Biblioteca do Instituto de Geociências (IGc-USP), utilizou as instalações físicas e a infra-estrutura daquele Instituto no período de 01.11.2004 a 20.02.2005, quando mudou-se para as instalações da EACH.
Inicialmente ocupava uma área de 200 m2 no prédio do bloco didático.


Em fevereiro de 2006, foi transferida para o seu atual prédio, ocupando 5.000 m2, com estrutura para acomodar 380 usuários sentados no salão de leitura e salas de estudo em grupo, contando ainda com local para exposições e leituras do material recém adquirido.

A Biblioteca da EACH vivenciou o desenvolvimento da Escola nesses anos e foi crescendo com a EACH.

O acervo inicial, cerca de 3000 itens, evoluiu para aproximadamente 32.000 obras (livros, teses, Cds, e outros) cadastradas no Banco de Dados Bibliográficos da Universidade -  Dedalus, além de 1.029 títulos de periódicos (21.401 fascículos), 3.200 itens da Tecidoteca, entre outras coleções recebidas em doação (dados de dezembro de 2014).

Nesses anos, formamos um acervo de Produção Intelectual da Unidade, uma coleção de teses digitais e impressas, um Acervo da memória Institucional e, redefinimos as perspectivas de desenvolvimento de uma coleção com o olhar no desenvolvimento da Escola. 

Como suporte à preservação de seus acervos, a biblioteca também implantou uma oficina de pequenos reparos e encadernação com o objetivo de manter e cuidar das obras  que fazem parte de seu patrimônio.

Com o passar dos anos, foram criados na Escola, Programas de Pós-graduação, sendo 10 de Mestrado (Ciências da Atividade Física, Estudos culturais, Gerontologia, Gestão de Políticas Públicas, Modelagem de Sistemas Complexos, Mudança social e Participação Política, Sistemas de Informação, Sustentabilidade, Turismo, Têxtil e Moda) e 1 programa de Doutorado em Sustentabilidade. Além destes, a EACH faz parte dos Programas Interunidades em Estética e História da Arte – PGEHA, PROLAM E PROFMAT. 

O acervo e os serviços foram crescendo e se ampliando em número e em diversidade, sempre na perspectiva da multidisciplinariedade que é peculiar à EACH.

Com um acervo novo em idade, porém rico em conteúdo, podemos citar, sem pretensão de esgotar os assuntos que contemplam a diversidade da EACH, mas apenas como exemplo: História da Ciência; Sistemas Complexos; Sustentabilidade e Ciência Ambiental; Metodologia da pesquisa científica; obras cujos assuntos são praticamente únicos nas coleções das bibliotecas da Universidade, como os da área de Têxtil e Moda, os das áreas interdisciplinares de Ciências da Atividade física, Gerontologia e Obstetrícia, Lazer e turismo.

Nesses dez anos, a Biblioteca recebeu doações de coleções particulares e está formando seus Acervos especiais. Estes acervos encontram-se em diferentes estágios de tratamento, alguns já disponibilizados ao público, outros sendo tratados e outros ainda, necessitando de higienização, políticas de tratamento e disponibilização. Alguns serão incorporados ao acervo, outros mantidos e armazenados em estantes diferenciadas. Destacamos as seguintes coleções recebidas nesses dez anos:

- Acervo da Tecidoteca, formada por diversas doações ao longo desses anos.

- Acervo Biblioteca Félix Tomillo Noguero (composto de livros sobre Turismo, lazer, história, arte e Guias turísticos de cidades) vindo da Espanha em 2010.

- Biblioteca particular do Prof. Aziz Nacib Ab’Saber, recebida em 2013.

- Biblioteca particular do Prof. José Carlos de Medeiros Pereira, recebida em 2008.

- Biblioteca do Embaixador Alcides da Costa Guimarães Filho, recebida em 2008.

- Coleção das Leis do Império do Brasil e Coleção das Leis da República dos Estados Unidos do Brasil, recebidas em 2008.

Desde sua criação, não só o acervo da Biblioteca cresceu, ampliaram-se também os serviços prestados, voltados para atender a demanda de uma Escola que conta com 270 docentes, aproximadamente 5.000 alunos de graduação e pós-graduação, além de pesquisadores externos e usuários da região leste.

A evolução da EACH e o crescimento da Biblioteca andam lado a lado.

O patrimônio a ser deixado é o da evolução da Escola; a construção da ciência; e um acervo de qualidade para a continuidade de pesquisas e avanço do ensino.

Para encerrar, um pensamento de Aziz Ab’Saber:

 “É preciso lembrar que ninguém escolhe o ventre, a localização geográfica, a condição sócio-econômica e a condição sócio-cultural para nascer. Nasce onde o acaso determinar. Por isso, temos que cuidar de todos aqueles que estão em todos os recantos deste país”

Por Sandra Tokarevicz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vá para nosso novo blog