segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Dicas para a vida acadêmica dos pós-graduandos - I

Bom retorno alunos, pesquisadores e docentes, que o novo semestre letivo seja produtivo e cheio de realizações!

Para iniciarmos bem o semestre, comentamos sobre algumas informações e dicas para a vida acadêmica, especialmente para os Pós-graduandos ou àqueles que pretendem ingressar na Pós-graduação:
  •  A Pós-graduação da EACH possui: 10  Programas de Mestrado (Ciências da Atividade Física, Estudos culturais, Gerontologia, Gestão de Políticas Públicas, Modelagem de Sistemas Complexos, Mudança social e Participação Política, Sistemas de Informação, Sustentabilidade, Turismo, Têxtil e Moda, além de fazer parte dos programas Interunidades em Estética e História da Arte- PGEHA, PROLAM e PROFMAT;  1 Programa de Doutorado em Sustentabilidade .  Veja mais sobre os programas de Pós-Graduação em: http://each.uspnet.usp.br/site/pos-comissao.php
  • Se você já ingressou na Pós-Graduação da EACH , confira sempre  seus prazos, principalmente  para  as datas de Qualificação e Defesa, no Sistema Janus, em ficha do aluno;
  • Faça um bom planejamento para execução de sua pesquisa e, se necessitar de auxílio em bases de dados ou outras orientações, entre em contato com a Biblioteca e faça um agendamento para treinamento;
  • Vai ingressar na Pós ou é iniciante? Saiba algumas informações imprescindíveis:


Qualificação

Exame cujo objetivo é avaliar o conhecimento adquirido e a capacidade do estudante em executar seu projeto de pesquisa. Cada Programa de Pós apresenta seus critérios para o exame, portanto, consulte no site da Pós-graduação da EACH as normas de seu curso.

Depósito da Dissertação ou Tese

Para a conclusão do mestrado ou doutorado, o aluno deverá apresentar e depositar na Seção de Pós-graduação a versão original de seu trabalho. Chama-se versão original,  a dissertação ou tese que está sendo apresentada pela primeira vez  à Banca Examinadora.

De acordo com art. 5º. da Resolução CoPGr No. 6018, de 13 de outubro de 2011,  a página de rosto da tese ou dissertação deverá indicar explicitamente que se trata da versão original ou corrigida.

Fique atento ao prazo de depósito  e  à quantidade de exemplares exigidos em cada programa. 
Confira o Manual para depósito e defesa de dissertações no site da Pós-Graduação: 

Saiba que, para o depósito, é necessário que seu trabalho esteja de acordo com as normas ABNT e a dissertação ou tese deve  possuir ficha catalográfica, a ser elaborada pela Biblioteca.


ABNT
No site da Biblioteca http://each.uspnet.usp.br/site/biblioteca.php?item=informacoes, lado esquerdo,  você encontra o Modelo para Trabalhos Acadêmicos de acordo com a ABNT, que apresenta de forma clara  e objetiva  o que você necessita para deixar o seu trabalho acadêmico na forma adequada e de acordo com a norma.
O Programa de Sistemas de Informação apresenta  instruções e modelos específicos, consulte sua página:  http://ppgsi.each.usp.br/

Ficha catalográfica
Para o depósito de sua dissertação, é necessária a inserção da Ficha Catalográfica, cuja elaboração é feita pela Biblioteca. Após a finalização de seu trabalho e antes de seu depósito, solicite a Ficha pelo e-mail bibficha-each@usp.br.
Saiba quais informações são necessárias  para essa solicitação, no site da biblioteca, lado esquerdo, clicando em Ficha Catalográfica. http://each.uspnet.usp.br/biblioteca/download/solicitacao_ficha_catalografica.pdf
Lembre-se que a Biblioteca entrega sua ficha em até 5 dias úteis, então programe-se para não perder o prazo ou deixar para a última hora.

Defesa

É a apresentação pública do trabalho desenvolvido no programa de mestrado ou doutorado para uma banca examinadora, normalmente composta de três membros para o mestrado e cinco para o doutorado. O candidato apresenta seu trabalho e em seguida, é arguido pela banca. Ao final, essa banca reúne-se em sessão fechada para  decidir se o candidato merece o mérito do título de Mestre ou Doutor, e reabre-se a sessão pública com o resultado.

Entrega da Versão Corrigida da dissertação ou tese

Se após a defesa, a Banca examinadora fizer alguns apontamentos para a melhoria do trabalho, pode haver a necessidade de alteração da versão original da dissertação ou tese defendida, ficando à seu critério e ao de seu orientador a apresentação da versão corrigida. O prazo estabelecido para esta entrega é de até 60 dias após a defesa.  
Para a apresentação da Versão corrigida, é preciso a inclusão da ficha catalográfica atualizada. Dessa forma, siga os mesmos passos já efetuados quando da Versão original e solicite à Biblioteca a ficha catalográfica atualizada. http://each.uspnet.usp.br/biblioteca/download/solicitacao_ficha_catalografica.pdf

Lembre-se de consultar o Modelo para Trabalhos Acadêmicos de acordo com a ABNT no site da Biblioteca http://each.uspnet.usp.br/site/biblioteca.php?item=informacoes, pois para a Versão corrigida você deverá acrescentar algumas informações na página de rosto de seu trabalho como, por exemplo, a data de defesa (para mais informações, veja o Modelo).

Segundo o art. 6º. da Resolução CoPGr No. 6018,  de 13 de outubro de 2011, que dispõe sobre a correção de teses e dissertações, será permitida a mudança do número de páginas da tese ou dissertação, porém sem a alteração do título. Consulte: http://www.leginf.usp.br/?resolucao=resolucao-copgr-no-6018-de-13-de-outubro-de-2011

Lembrete:  As  entregas das dissertações ou teses, tanto versões originais e/ou corrigidas deverão são efetuadas pelo aluno, sempre na Seção de Pós-Graduação da EACH. Posteriormente e à seu tempo, a  Pós-Graduação encaminhará essas dissertações à Biblioteca.

Por Sandra Tokarevicz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vá para nosso novo blog