segunda-feira, 22 de junho de 2015

O trabalho acadêmico e as palavras-chave

Para as Dissertações, Teses ou Trabalhos acadêmicos devem ser definidas palavras-chave que representem efetivamente o tema abordado. 

Segundo a NBR 6028 – Informação e documentação – resumo – Apresentação, Palavra-chave é a “palavra representativa do conteúdo do documento, escolhida, preferentemente em vocabulário controlado”. Elas devem aparecer logo abaixo do resumo, precedidas da expressão “Palavras-chave:” sendo  separadas entre si por ponto e finalizadas com um ponto também.
Para a escolha das palavras-chave, leve em consideração os assuntos principais e centrais do seu trabalho, aquilo que é o tema ou objeto de sua pesquisa. Pode também fazer parte da palavra chave a localização geográfica, quando esta for relevante para a pesquisa e não apenas coadjuvante da mesma.

A Universidade de São Paulo, em suas “Diretrizes para a apresentação de dissertações e teses da USP: documento eletrônico e impresso”, recomenda que as palavras-chave sejam extraídas preferencialmente do Vocabulário Controlado USP.

Essas diretrizes podem ser encontradas no link:

O Vocabulário USP pode ser consultado em:
http://143.107.154.62/vocab/Sibix652.dll, ou acessando o Dedalus e clicando em vocabulário.



O Vocabulário Controlado USP é utilizado para a indexação dos recursos  informacionais do Banco de Dados Bibliográficos da USP – DEDALUS. Elaborado por uma equipe formada por integrantes das próprias Bibliotecas do SIBi – Sistema Integrado de Bibliotecas da USP, com consultoria de especialistas nas diversas áreas do conhecimento, o Vocabulário abrange as áreas do conhecimento inerentes às atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade de São Paulo. Em constante evolução, é constituído de termos de entrada autorizados para indexação e remissivas para os termos "não-autorizados", podendo ser consultado por ordem alfabética dos termos ou por sua Macroestrutura (Hierarquia). Contém as relações lógico-semânticas explícitas entre as áreas, subáreas e a terminologia propriamente dita.

Além da lista Alfabética de Assuntos e a Lista Sistemática (Hierárquica), o Vocabulário é complementado por: Tabela de Qualificadores (termos utilizados em combinação com a Lista), Tabela de Locais Geográficos e Históricos, de Gênero e Forma, Profissões e Ocupações.

Consulte o Vocabulário USP e utilize também termos livres se o assunto de sua pesquisa ainda não estiver contemplado.


Referências bibliográficas:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: informação e documentação: resumo apresentação. Rio de Janeiro, 2003c. 2 p.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Sistema Integrado de Bibliotecas. Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: Documento eletrônico e impresso Parte I (ABNT). 2. ed. São Paulo: Sistema Integrado de Bibliotecas da USP, 2009. 102 p. (Cadernos de Estudos, 9). Disponível em: <http://www.teses.usp.br/index.php?option=com_content&view=article&id=52&Itemid=67&lang=pt-br>. Acesso em: 22/06/2015

Sandra Tokarevicz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vá para nosso novo blog