segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Biblioteca Aziz Ab'Saber



A Biblioteca da EACH possui a coleção particular de livros e periódicos do Professor Aziz Ab'Saber. Esse acervo precioso foi doado por sua viúva, Clea Ab'Saber, em fevereiro de 2013.
Aziz Ab'Saber escreveu mais de 300 artigos de relevância mundial durante sua carreira de professor e pesquisador. Seus temas foram, além da geografia, ecologia, biologia evolutiva, fitogeografia, geologia, geografia,e impactos ambientais.  

A biblioteca da EACH recebeu 1600 livros e uma quantidade igual de periódicos, sendo que a maioria das publicações são brasileiras e datam das décadas de 40 e 50. Todo esse material passou por higienização e foi guardado uma sala da biblioteca, especialmente preparada para acondicionar essa coleção.

As obras tratam sobre geografia brasileira, questões territoriais, recursos naturais, povoamento, etc.. A cobertura geográfica da coleção abrange todas as regiões brasileiras, com destaque para a Amazônia. As obras sobre geografia são complementadas com textos que tratam sobre agricultura, arqueologia, história, problemas sociais, cultura brasileira e geografia em outras regiões do mundo.

Alguns autores representados na coleção: Cincinato Braga, Darcy Ribeiro, Gilberto Ferrez, Gilberto Freire, Josué de Castro, Milton Santos, Nelson Werneck Sodré.

Alguns periódicos constantes no acervo: Boletim Mineiro de Geografia, publicado pela Associação de Geógrafos Brasileiros; Revista brasileira de geografia e Boletim geográfico, ambas publicadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; Revista do Instituto Geográfico e Geológico; Boletim paulista de geografia, entre outros.


Analúcia Recine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vá para nosso novo blog