segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Diferenças entre EEB e COMUT



O EEB, empréstimo entre bibliotecas, é o empréstimo de materiais bibliográficos que se dá,como o próprio nome diz, entre duas bibliotecas. Pode ser oferecido através do serviço de malote, quando o material chega até o usuário, na biblioteca em que ele fez a solicitação, ou, o próprio usuário poderá retirar o material na biblioteca para qual fez a solicitação.
A Biblioteca da EACH empresta seus livros para outras bibliotecas, que repassam aos seus usuários. Da mesma maneira, a Biblioteca da EACH solicita empréstimos de livros e teses a outras bibliotecas para que seus próprios usuários os possam ler.
A solicitação de empréstimos de materiais deve ser realizada pelo sistema Sisweeb:


É necessário que exista uma parceria oficial entre as bibliotecas para que o EEB seja efetivado.
O Comut – A Comutação bibliográfica consiste, na transferência,mediante pagamento, de material bibliográfico de uma biblioteca para outra, ou diretamente para um usuário. Entre as bibliotecas da USP, o fornecimento do material é gratuito. O material, neste caso, é uma parte de um documento: capítulo de livro ou tese, artigo de periódico. Em alguns casos, é possível solicitar relatórios técnicos, anais de congressos, teses inteiras. O usuário receberá uma cópia digital ou Xerox do material requisitado.
Para solicitar um artigo, basta enviar um e-mail para a biblioteca ou preencher um formulário no balcão de atendimento. Quem quiser conhecer melhor o COMUT poderá consultar o site:


EEB

COMUT

Solicitar por e-mail ou preencher formulário diretamente no balcão da biblioteca. Bibatente-each@usp.br

O material é emprestado, e deve ser devolvido no prazo estipulado

O material é transferido definitivamente para o usuário
Livros, teses, folhetos

Capítulo de livros, capítulo de teses, artigos de periódicos. Em alguns casos, o usuário pode solicitar uma tese inteira ou relatório técnico

O próprio material

Cópia digital ou Xerox do material
Serviço gratuito

Serviço atualmente pago pela EACH. Não existe cobrança para Comutação realizada entre as bibliotecas da USP.


Analúcia Recine


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vá para nosso novo blog