segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

O que é DOI?



O DOI - Digital Object Identifier faz parte de um sistema para identificar, localizar, recuperar e cruzar referências entre documentos científicos disponíveis na Internet. Sua estrutura é definida pela norma ISO 26324, Information and documentation: digital object identifier system. Para garantir as publicações sigam regras comuns, o sistema DOI é regulamentado pela International DOI Foundation (IDF), criada em 1998.

O DOI fornece um link permanente a um dado objeto, com informações atualizadas, e onde o mesmo pode ser localizado na Internet. Pode ser aplicado a qualquer forma de propriedade intelectual: textos, vídeos, imagens, softwares, etc.

Seu uso é importante, pois algumas questões tais como links quebrados e mudanças de URL ainda não foram totalmente resolvidos.

Para obter o DOI é necessário estar credenciado a uma agência que regulamente o serviço, e a CrossRef é a principal agência de registro da IDF.

CrossRef é uma associação de editoras que desenvolve infra-estrutura compartilhada para tornar as  comunicações acadêmicas mais eficazes. Agrega 4752 sócios e abrange mais de 60 milhões de artigos de periódicos e outros conteúdos (capítulos de livros, dados, teses, relatórios técnicos) de milhares de editores acadêmicos e profissionais de todo o mundo.

A Cartilha “Atribuição de identificadores digitais para publicações científicas: DOI para o SEER/OJS”, publicada pelo IBICT fornece orientações para a atribuição de DOI para periódicos e artigos de periódicos no Brasil.


Nota: “O SEER/OJS é um software livre, de código aberto, que permite a criação de uma revista ou um portal de revistas. Fornece facilidades para criação de revistas eletrônicas disponibilizadas na Web, sendo uma ferramenta importante na automação da editoração eletrônica de revistas”.(BRITO; GUEDES; SHINTAKU, 2013)


Referências:

BRITO, Ronie Fagundes de; GUEDES, Mariana Giubertti; SHINTAKU, Milton. 
Atribuição de identificadores digitais para publicações científicas: DOI para o SEER/OJS. Brasília: Ibict, 2013. 39 p. Disponível em: <http://livroaberto.ibict.br/handle/1/1016>. Acesso em : 27 nov. 2013.

 WEBER, Claudiane. Atribuição do doi em artigos na UFSC.  Disponível em: <http://www.slideshare.net/claudiane/atribuicao-doi-2010buufsc>. Acesso em: 28 nov. 2013.
 
WEBER, Claudiane. Oficina on-line sobre atribuição de DOI a periódicos científicos em OJS/SEER. Disponível em:
  
CROSSREF.ORG . Disponível em: <http://www.crossref.org/>.  Acesso em : 28. Nov. 2013.


Analúcia Recine


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vá para nosso novo blog