terça-feira, 1 de setembro de 2015

Livros emprestados devem ir e voltar!


Os livros de uma biblioteca devem ser como bumerangues: ir e voltar ao seu local de partida.

O patrimônio de uma biblioteca universitária pública é formado por um acervo adquirido com verba pública, ou seja, do contribuinte.

O acervo da biblioteca da EACH é formado, em sua maioria, por livros comprados por indicação dos docentes para o atendimento de seus cursos e pesquisas. Além dos custos da aquisição propriamente dita, estão incluídos os custos envolvidos no trabalho de seleção, catalogação e preparo dos livros para inclusão no Dedalus e na estante.

Muitas vezes, porém, a obra que deveria ser de uso público, passa a ser de uso particular, atendendo a poucos usuários. Você sabe quando isso ocorre?   Ocorre quando o usuário deixa de devolver o livro emprestado na data estabelecida.

São vários os motivos que fazem os usuários não devolverem seus livros: na viagem para casa dos pais ou parentes, o livro vai passear junto e é esquecido por lá; na época de provas e trabalhos, com tantas preocupações, os livros utilizados para estudar acabam se perdendo no meio de tantos outros do usuário; nos estudos em grupo, um colega fica por engano com seu material e na correria do dia a dia você não percebe...

O Sistema Dedalus avisa por e-mail sobre a data e prazo de devolução do empréstimo, portanto, deixe seu e-mail atualizado e sempre abra e leia suas correspondências eletrônicas. Os prazos das renovações não são alertados pelo sistema, fique atento!

Se você já estiver em atraso, receberá um alerta automático do sistema. Além desse aviso automático, a Biblioteca periodicamente realiza levantamento das obras emprestadas e ainda não devolvidas, entrando em contato com seus usuários em débito.

Não devolver o livro emprestado é prejuízo para toda a comunidade da EACH e da USP. O bem público passa a não ser bem utilizado e o dinheiro do contribuinte deixa de ser bem empregado.

Isso é prejuízo para o seu colega e para você próprio que pode precisar de uma obra com atraso na devolução.

O usuário que não devolver livros na Biblioteca pode sofrer consequências que vão além da suspensão de empréstimo durante sua formação. Já formado, se quiser realizar uma pós-graduação ou outra graduação, estará suspenso em todas as Bibliotecas da USP.

Caros usuários verifiquem a existência de obras em atraso em seu nome, e não percam tempo, devolvam o mais rápido possível!

A cidadania começa dentro de cada um de nós, façamos o coletivo sobressair-se ao particular!


Por Sandra Tokarevicz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MINI QUIZ - Artigos

Apresentamos uma série de exercícios que auxiliam na identificação dos materiais e sua posterior apresentação no formato de referências...