segunda-feira, 9 de março de 2015

A Biblioteca de Alexandria Parte 3


      Apresentamos a terceira parte do resumo do livro Biblioteca de Alexandria: as histórias da maior biblioteca da Antiguidade, de Derek Adie Flower.

     O livro está disponível no acervo da Biblioteca da EACH em: 027.00932 F644b 2.ed.


Parte 3: A cultura e o conhecimento em Alexandria

     A Cidade não foi apenas greco-egípcia, foi multicultural. Matemáticos, astrônomos e médicos eram incentivados a criar escolas de qualidade, com boas condições de trabalho. É inumerável a lista de intelectuais que viveram em Alexandria pesquisando, ensinando, escrevendo sobre todos os assuntos. Com a invasão Romana, outra cultura se instaura em Alexandria, mas sua longa tradição perdura, e a cidade continuou acolhendo grandes pensadores mesmo após o seu apogeu.  Eram homens de muitos talentos, versáteis, nem sempre atuando em um único saber.

     Entre tantos, que viveram em Alexandria destacaram-se na matemática: Euclides, Arquimedes, Estradão e Teão; na geometria: Apolônio de Perga e Herão; na astronomia: Aristarco de Samos e Claudio Ptolomeu; na história: Mantenon e Plutarco da Queroneia; nas letras, poesia e estudos linguísticos: Teócrito, Aristarco de Samotrácia; na medicina: Herófilo de Calcedônia, Galeno e Heráclides de Taranto. Em Filosofia citamos Filo e Hipácia. Alexandria também teve influência religiosa com a presença de Santo Antonio, Santa Catarina e São Jerônimo.

Analúcia Recine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vá para nosso novo blog