sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Biblioteca Digital Vérsila

Inaugurada em Novembro de 2015, a Biblioteca Digital Vérsila concentra acervos abertos acadêmicos do hemisfério sul, quase exclusivamente de textos completos e gratuitos.

Reúne acervos digitais de:
·         5.318 Universidades, Centros e Unidades de Pesquisa;
·         165.787 publicadores, revistas e coleções científicas;
·         4.833.151 autores e contribuidores;
·         63 países integrados.

A plataforma é integrante do consórcio internacional Open Archives Initiative, na modalidade de Service Provider. Com uma infraestrutura física e logística de uma rede de servidores integradores mantidos pela Vérsila nos EUA (West Virginia e Califórnia), na Europa (Dublin, Irlanda e Frankfurt, Alemanha), na Ásia (Tokio, Japão), no Pacífico (Sydney, Austrália) e na América do Sul (São Paulo, Brasil). Semanalmente cada servidor integrador capta novos acervos e itens digitais de sua região geográfica, realiza a sua filtragem e curadoria digital e os integra em um só acervo disponibilizado gratuitamente ao público em seu site.

Criada, desenvolvida e mantida pela Vérsila Educacional, o objetivo da Biblioteca Digital Vérsila é oferecer em um único local, de maneira simples, independente, relevante e gratuita a produção acadêmica internacional para a comunidade científica brasileira e latino-americana.

No site  http://biblioteca.versila.com/  pesquisamos na caixa de pesquisa por:

- Assuntos, com filtro por instituição;

- Palavras do título;

- Instituição.


Uma vez realizada a busca, a Vérsila apresenta a opção de clicar nos nomes dos autores e instituições dos documentos encontrados para localizar outros trabalhos.

 Vale pesquisar, testar e utilizar essa plataforma e ferramenta de pesquisa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vá para nosso novo blog