segunda-feira, 6 de maio de 2013

Resumos

     Um resumo é a condensação de um dado conteúdo: um filme, um romance, uma biografia, etc.
    
    O resumo de um texto científico apresenta os pontos principais da investigação, pelos quais um pesquisador determina a necessidade da leitura do texto integral.
     
     A Associação Brasileira de Normas Técnicas define 3 tipos de resumos: 1. Resumo crítico; 2. Resumo indicativo; 3. Resumo informativo.
     
    Os resumos são apresentados durante a recuperação da informação (Busca em bases de dados) e divulgados em publicações especializadas. Também estão presentes nos próprios documentos para os quais são preparados.
     
     Ao redigir um resumo, o redator avalia se os objetivos do trabalho estão evidentes no título e se há necessidade de serem incluídos no resumo. É importante informar o tipo de  trabalho que está sendo resumido: Estudo de caso, memória, etc. Inclui-se também o método, os resultados e a conclusão. Essas informações podem ser complementadas com a citação de novas técnicas, fatos novos, dados numéricos, recomendações, etc.
    
     Esses e outros livros de nossa biblioteca trazem informações adicionais sobre resumos:
    
  •  ANDRADE, M. M. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico: Elaboração de Trabalhos na Graduação. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2009. 160 p.
  • BERTUCCI, J. L. O. Metodologia Básica para Elaboração de Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC): Ênfase na Elaboração de TCC de Pós-Graduação Lato Sensu. São Paulo: Atlas, 2012. 116 p.
  •  MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do Trabalho Científico. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2001. 219 p.
  • REY, L. Planejar e Redigir Trabalhos Científicos: 2. ed. São Paulo:  Blucher, 1993. 318 p.
Consulte também:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: Informação e documentação - Resumo: Apresentação: Procedimentos. Rio de Janeiro, 2003.
Analúcia Recine
Bibliografia: Marcos José da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vá para nosso novo blog