quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Pesquisa - Web of Science

No último post comentamos sobre como e por onde iniciar uma pesquisa.
Nessa semana continuaremos a falar sobre pesquisas  e comentaremos especificamente sobre uma plataforma de busca:  a  Web of Science  (WOS)

A Web of Science é uma plataforma que oferece um conjunto de bases de dados e possibilita a análise de citações de artigos, publicações, autores e agências de fomento. Do editor Thomson Reuters, anteriormente ISI - Institute for Scientific Information, a Web of Science, permite o acesso a referências e resumos em todas as áreas do conhecimento.

Você pode entrar na Web of Science pelo portal SIBinet  http://www.sibi.usp.br/ , clicando em Bases de dados de A-Z ou  pelo Portal Capes 







Clicando na caixa todas as bases, abre-se as opções para: Principal coleção da web of Science; Biological asbtracts; Corrrent contentes connect; Derwent Innovation Index; KCI – Base de dados de periódicos coreanos; SciELO citation Index; Zoological record.


 A principal coleção da Web of Science  ou  core collection é uma base multidisciplinar que indexa os periódicos mais citados em suas respectivas áreas.
Cobre aproximadamente 12.000 periódicos.


Possui opções de busca:

• Básica
• Avançada
• Busca de referências citadas
• Busca de autores

Na coleção principal da Web of Science, e em pesquisa básica, pesquise os registros usando palavras ou frases e operadores:
AND para pesquisar registros contendo todos os termos
OR para pesquisar registros contendo qualquer um dos termos
NOT para excluir registros contendo determinadas palavras da busca


Use  NEAR/n para encontrar registros contendo todos os termos com um determinado número máximo de palavras (n) entre eles.
Você pode utilizar também caracteres coringa como a truncagem para ajustar a identificação de plurais e variantes ortográficas: 
 * = zero a vários caracteres ? = um caractere $ = zero ou um caractere

Ou pesquisar por frases: se quer buscar frases exatas em buscas de Assunto ou Título, coloque a frase entre aspas. Por exemplo, a busca “energy conservation” identifica registros contendo exatamente esta frase.

Você pode utilizar também filtros para restringir sua pesquisa.

Você pode ajustar os limites de busca ou limitar os índices a serem pesquisados.

Clique em “Mais configurações” para ver uma lista de todos os índices da Coleção principal Web of Science.


Na Web of Science estão disponíveis também ferramentas para análise de citações, referências, índice h, permitindo análises bibliométricas, como:

Incites - a Incites possibilita analisar,  a partir dos registros da Web of Science, a produção científica nacional e internacional, a produtividade institucional, realizar estudos comparativos entre várias universidades e institutos, obter índices de citações de autores, indicar pesquisadores influentes e emergentes, tendências de pesquisa, as áreas potenciais de crescimento, confeccionar redes de colaboração entre países, geração de relatórios, gráficos e tabelas que podem ser armazenados na própria ferramenta ou enviados por e-mail.

Journal Citation Reports – Base de dados que quantifica, tabula e analisa as citações dos periódicos indexados pela WOS. Auxilia pesquisadores na escolha de periódicos para submeter suas publicações.

Essential Science Indicators – Ranking de publicações mais importantes, mais citadas ou mais recentes. Informações são agrupadas por campo de pesquisa, autores, instituições, periódicos, países ou territórios frentes de pesquisa.

EndNote –  Ferramenta para organização bibliográfica, edição de citações e referências bibliográficas.

ResearchID – Base na qual o pesquisador pode se cadastrar indicando sua instituição e área de pesquisa. Promove a divulgação científica, o cálculo de índice H e previne problemas com homônimos.

Você pode ainda utilizar o recurso “Minhas ferramentas” para navegar para suas Buscas salvas, conta EndNote online ou ResearcherID.

Quer saber mais sobre Web of Science, entre no site da base, assista aos tutoriais disponíveis ou agende um horário e fale com um bibliotecário da EACH.


 Fonte: Portal Capes e Web of Science.

 Por Sandra Tokarevicz e Analucia dos Santos Recine
  



Nenhum comentário:

Postar um comentário