segunda-feira, 13 de abril de 2015

Fontes de Pesquisa em Têxtil e Moda



 A área de Têxtil e Moda é vasta, suas linhas de pesquisas muito diversificadas, e o sucesso na busca de material bibliográfico depende da correta escolha das fontes.

A Biblioteca da EACH disponibiliza aos seus professores, alunos, pesquisadores e funcionários, livros, obras de referência, teses defendidas na USP, periódicos e bases de dados.

Mas, qual a maneira mais adequada de iniciar uma busca por material bibliográfico?


LIVROS
Indicamos iniciar a pesquisa pelos livros. Os livros apresentam conteúdos consolidados, completos e abrangentes. É uma maneira eficiente de conhecer o assunto, seus desdobramentos, suas áreas correlatas, suas possíveis abordagens.

Os livros podem ser pesquisados por autor, título ou assunto, na base de dados Dedalus:


No acervo, os livros de interesse para Têxtil e Moda, estão armazenados em 3 grandes classificações:

391 – Moda e história da moda
677 – Indústria Têxtil
741.672 – Desenho de moda

As obras de referência seguem o mesmo esquema, porém a letra r precede o número de classificação:

r391 – Moda e história da moda
r677 – Indústria Têxtil


TESES
As teses e dissertações, ao contrário dos livros, trazem experimentos e novidades. Pela leitura delas, é possível conhecer propostas para pesquisas, premissas, amostragens e métodos testados. As teses defendidas na USP podem ser consultadas no Site:  
  

Pesquisando as teses da USP por “Área do conhecimento”, verificamos a existência de 23 teses de TM defendidas na EACH. A expansão da coleção de teses acontecerá de maneira gradual, na medida em que os alunos de pós-graduação prosseguirem com suas pesquisas. Vale lembrar quem uma versão impressa das dissertações e teses fica armazenada no acervo da biblioteca. Teses também podem ser pesquisadas no Banco de dados da CAPES:


O Banco de dados CAPES dá acesso à referência e resumo de teses e dissertações defendidas no Brasil, e o documento na íntegra pode ser obtido por empréstimo-entre-bibiotecas, COMUT, com uma visita à instituição de origem do documento.



PERIÓDICOS
Periódicos oferecem material atualizado e muito especializado, sendo indispensáveis para o desenvolvimento da investigação. São textos específicos, pelos quais o pesquisador pode aprofundar o conteúdo teórico de sua pesquisa.

Os periódicos na USP estão divididos em duas coleções, impressa e on-line. A coleção impressa pode ser consultada no Dedalus e os periódicos podem ser acessados no link Revistas eletrônicas A-Z :


Faz-se necessário salientar, que essa pesquisa é válida somente quando o usuário busca um artigo previamente selecionado.


BASES DE DADOS
As Bases de dados indexam os periódicos eletrônicos, normas técnicas, trabalhos de eventos e-books e outros documentos, sendo um recurso de grande valia para buscas por assunto. Uma base de dados deve ser escolhida de acordo com o tema e área de conhecimento da pesquisa, mas a primeira busca pode ser realizada sempre no “Portal de Busca Integrada”:


A pesquisa ao Portal de Busca Integrada deve ser complementada pelas bases de dados especializadas adquiridas pela USP, que estão disponíveis no link:



Citamos algumas Bases de dados especializadas, que podem ser consultadas para buscas na área de Têxtil e Moda:


ARTES, DESIGN, CRIAÇÃO:
Art Full Text , International index to performing Arts, Muse

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS, ECONOMIA E NEGÓCIOS:
ABI-Inform (Proquest), Business Source Complete

CIÊNCIAS HUMANAS:
Socindex


ENGENHARIA DE PRODUÇÃO:
ASTM American Society for Testing and Materials, COMPENDEX

PSICOLOGIA, COMPORTAMENTO:
PsyInfo

MULTIDISCIPLINARES:
Books in Print, Academic Search Premier, JSTOR, Scopus


A Biblioteca da EACH está à disposição de seus usuários, para treiná-los no uso das fontes de informações disponibilizadas pela USP.

Sejam sempre bem-vindos!

Analúcia Recine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vá para nosso novo blog