terça-feira, 25 de agosto de 2015

Conheça um pouco da nossa história

A EACH completou 10 anos em 2015 e em comemoração desses dez anos, contaremos um pouquinho da história da nossa Biblioteca.

Construída no ano de 2004 e inaugurada em 27 de fevereiro de 2005, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades, também conhecida como USP Leste, foi concretizada pelo anseio da existência de um ramo da Universidade na Zona Leste. 

Foram criados os cursos de Ciências da Atividade Física, Gerontologia, Obstetrícia, Gestão de Políticas Públicas, Têxtil e Moda, Sistemas de Informação, Marketing, Lazer e Turismo, Licenciatura em Ciências da Natureza, Gestão em Ciência Ambiental.

A Biblioteca iniciou suas atividades antes mesmo da existência física e inauguração da USP Leste. 
Funcionando na Biblioteca do Instituto de Geociências (IGc-USP), utilizou as instalações físicas e a infra-estrutura daquele Instituto no período de 01.11.2004 a 20.02.2005, quando mudou-se para as instalações da EACH.
Inicialmente ocupava uma área de 200 m2 no prédio do bloco didático.


Em fevereiro de 2006, foi transferida para o seu atual prédio, ocupando 5.000 m2, com estrutura para acomodar 380 usuários sentados no salão de leitura e salas de estudo em grupo, contando ainda com local para exposições e leituras do material recém adquirido.

A Biblioteca da EACH vivenciou o desenvolvimento da Escola nesses anos e foi crescendo com a EACH.

O acervo inicial, cerca de 3000 itens, evoluiu para aproximadamente 32.000 obras (livros, teses, Cds, e outros) cadastradas no Banco de Dados Bibliográficos da Universidade -  Dedalus, além de 1.029 títulos de periódicos (21.401 fascículos), 3.200 itens da Tecidoteca, entre outras coleções recebidas em doação (dados de dezembro de 2014).

Nesses anos, formamos um acervo de Produção Intelectual da Unidade, uma coleção de teses digitais e impressas, um Acervo da memória Institucional e, redefinimos as perspectivas de desenvolvimento de uma coleção com o olhar no desenvolvimento da Escola. 

Como suporte à preservação de seus acervos, a biblioteca também implantou uma oficina de pequenos reparos e encadernação com o objetivo de manter e cuidar das obras  que fazem parte de seu patrimônio.

Com o passar dos anos, foram criados na Escola, Programas de Pós-graduação, sendo 10 de Mestrado (Ciências da Atividade Física, Estudos culturais, Gerontologia, Gestão de Políticas Públicas, Modelagem de Sistemas Complexos, Mudança social e Participação Política, Sistemas de Informação, Sustentabilidade, Turismo, Têxtil e Moda) e 1 programa de Doutorado em Sustentabilidade. Além destes, a EACH faz parte dos Programas Interunidades em Estética e História da Arte – PGEHA, PROLAM E PROFMAT. 

O acervo e os serviços foram crescendo e se ampliando em número e em diversidade, sempre na perspectiva da multidisciplinariedade que é peculiar à EACH.

Com um acervo novo em idade, porém rico em conteúdo, podemos citar, sem pretensão de esgotar os assuntos que contemplam a diversidade da EACH, mas apenas como exemplo: História da Ciência; Sistemas Complexos; Sustentabilidade e Ciência Ambiental; Metodologia da pesquisa científica; obras cujos assuntos são praticamente únicos nas coleções das bibliotecas da Universidade, como os da área de Têxtil e Moda, os das áreas interdisciplinares de Ciências da Atividade física, Gerontologia e Obstetrícia, Lazer e turismo.

Nesses dez anos, a Biblioteca recebeu doações de coleções particulares e está formando seus Acervos especiais. Estes acervos encontram-se em diferentes estágios de tratamento, alguns já disponibilizados ao público, outros sendo tratados e outros ainda, necessitando de higienização, políticas de tratamento e disponibilização. Alguns serão incorporados ao acervo, outros mantidos e armazenados em estantes diferenciadas. Destacamos as seguintes coleções recebidas nesses dez anos:

- Acervo da Tecidoteca, formada por diversas doações ao longo desses anos.

- Acervo Biblioteca Félix Tomillo Noguero (composto de livros sobre Turismo, lazer, história, arte e Guias turísticos de cidades) vindo da Espanha em 2010.

- Biblioteca particular do Prof. Aziz Nacib Ab’Saber, recebida em 2013.

- Biblioteca particular do Prof. José Carlos de Medeiros Pereira, recebida em 2008.

- Biblioteca do Embaixador Alcides da Costa Guimarães Filho, recebida em 2008.

- Coleção das Leis do Império do Brasil e Coleção das Leis da República dos Estados Unidos do Brasil, recebidas em 2008.

Desde sua criação, não só o acervo da Biblioteca cresceu, ampliaram-se também os serviços prestados, voltados para atender a demanda de uma Escola que conta com 270 docentes, aproximadamente 5.000 alunos de graduação e pós-graduação, além de pesquisadores externos e usuários da região leste.

A evolução da EACH e o crescimento da Biblioteca andam lado a lado.

O patrimônio a ser deixado é o da evolução da Escola; a construção da ciência; e um acervo de qualidade para a continuidade de pesquisas e avanço do ensino.

Para encerrar, um pensamento de Aziz Ab’Saber:

 “É preciso lembrar que ninguém escolhe o ventre, a localização geográfica, a condição sócio-econômica e a condição sócio-cultural para nascer. Nasce onde o acaso determinar. Por isso, temos que cuidar de todos aqueles que estão em todos os recantos deste país”

Por Sandra Tokarevicz

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

EACHianos gostam de ler!

Desde sua inauguração, a biblioteca da EACH já realizou 251773 empréstimos domiciliares (dados de maio de 2015).

A intensa circulação provoca significativa degradação do material bibliográfico: sujidades, orelhas, papel amassado. Esses sinais indicam o uso e podem também sinalizar o manuseio e transporte inadequados.

A preponderância desses dois fatores: transporte e manuseio inadequados podem levar a graves problemas de degradação das obras.

   
Este livro foi emprestado 34 vezes


 Com frequência, os livros emprestados são acomodados em mochilas e bolsas ao lado de: alimentos, garrafas geladas que umedecem o papel, canetas que soltam tintas, cosméticos, etc. Muitos livros tomam chuva quando transportados soltos dentro de bolsas, sacolas e mochilas permeáveis. Há inúmeros casos, nos quais também que o livro molhou dentro de uma mochila impermeável, porque o zíper, de tecido, não isolou a chuva, do conteúdo transportado.

Em domicilio, líquidos e alimentos são derramados sobre os materiais, capas e páginas são amassadas, e existem raros casos de páginas arrancadas, etc.
  

                  Livro manchado por caneta estourada dentro da mochila


A prática de assinalar livros mesmo que a lápis, caracteriza-se como um entendimento inadequado sobre a função permanente de um livro em uma biblioteca, e a sua utilidade a longo prazo.

Acrescente-se a esses problemas: a não-devolução de obras emprestadas, e usuários que desconsideram e-mails e telefonemas de cobrança. 

                    Estamos trabalhando para virar esse jogo!

  
A USP, o Sistema de Bibliotecas, e a Biblioteca da EACH promovem ações para preservar seus acervos.
  
1. Recuperação de livros danificados por uso excessivo

Quando o livro está estragado, podemos encaderná-lo em encadernadoras externas, mas é preferível que o livro não se estrague. Muitas vezes, ao passar pelo processo de encadernação, o livro fica com sua abertura prejudicada, atrapalhando a leitura. A Biblioteca possui uma oficina de reparos, na qual pequenos consertos podem ser realizados: colagem de capas soltas, recuperação de lombadas, restauro de páginas rasgadas, etc.


2. Reposição de obras danificadas por mau uso ou perdidas

A reposição de obras danificadas ou perdidas ocorre em toda a USP, e a obrigatoriedade da reposição consta no Artigo 12 da Portaria GR 5536, de 29 de fevereiro de 2012:

“Artigo 12 - Ao usuário que danificar ou extraviar material
bibliográfico, mesmo apresentando Boletim de Ocorrência, é
obrigatório o ressarcimento à Universidade mediante a reposição
de obra idêntica, em bom estado de conservação.”

  
3. Notas de empréstimo

A partir do segundo semestre de 2015, os materiais bibliográficos são vistoriados no momento do empréstimo. Se forem detectados danos no material tais como: riscos, grifos, manchas, e outros, o usuário é imediatamente avisado, e será incluída uma nota em seu empréstimo. Os livros deverão ser devolvidos no estado em que foram emprestados, e a degradação não pode se aprofundar.


4. Embalagem de livros

A equipe do atendimento está embalando os livros no momento do empréstimo. Esse procedimento pode prevenir estragos com tintas, água, cosméticos, alimentos, etc. Solicitamos aos usuários que mantenham e devolvam os livros embalados.

  
                   Colabore com atitudes simples!

-  Manuseie livros com mãos limpas.
-  Alimente-se e beba longe dos livros.
-  Proteja os livros durante o transporte.
Guarde os livros em local protegido de umidade e poeira.
-  Nunca faça anotações nos livros, nem mesmo a lápis.

  

Lembre-se de que as bibliotecas são instituições de longa vida, e livros devem circular por décadas!

  

Os leitores do futuro agradecem!


Analúcia Recine

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Aplicativo Bibliotecas USP

O aplicativo que possibilita a pesquisa do acervo das Bibliotecas da  Universidade de São Paulo pelo seu celular ou iPad.
Em dezembro de 2014 foi ao ar a primeira versão do aplicativo móvel Bibliotecas USP.
Este projeto, que foi desenvolvido pelo Prof. Dr. Jun Okamoto Júnior da EP/USP, juntamente com as equipes do STI/USP e DT-SIBI/USP, ganhou nova versão.
Nessa segunda, 10 de agosto, a nova versão do aplicativo Bibliotecas USP está disponível no APP Store da Apple  e Google Play .
Essa nova versão traz novas funcionalidades, entre elas a integração com a senha única da USP.  Confira algumas das funcionalidades do aplicativo:
ü  Encontre uma publicação na USP e verifique se está disponível;
ü  Visualize sua lista de empréstimos ativos e histórico de empréstimos;
ü  Visualize e gerencie sua lista de reservas;
ü  Reserve e renove as publicações;
ü  Visualize mensagens enviadas pela biblioteca;
ü  Com a câmera você pode ler um código de barras ​de ISBN/ISSN ​e verificar se existe a publicação em alguma biblioteca da USP;
ü  Crie sua lista de desejos, sugestões e referências com as publicações encontradas. Exporte-as por e-mail ou para o seu DropBox;
ü  Localize uma biblioteca da USP por meio de um mapa e verifique os horários de funcionamento, telefones e e-mail.
No intuito de explorar as novas possibilidades do aplicativo,  o DT/SIBi disponibilizou dois tutoriais de uso para aparelhos móveis da Apple (sistema operacional IOS) e para quem utiliza sistema operacional Android. Esses tutoriais estão disponíveis em:

  Aproveite essa nova versão do aplicativo que facilitará suas pesquisas. 

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Dicas para a vida acadêmica dos pós-graduandos - I

Bom retorno alunos, pesquisadores e docentes, que o novo semestre letivo seja produtivo e cheio de realizações!

Para iniciarmos bem o semestre, comentamos sobre algumas informações e dicas para a vida acadêmica, especialmente para os Pós-graduandos ou àqueles que pretendem ingressar na Pós-graduação:
  •  A Pós-graduação da EACH possui: 10  Programas de Mestrado (Ciências da Atividade Física, Estudos culturais, Gerontologia, Gestão de Políticas Públicas, Modelagem de Sistemas Complexos, Mudança social e Participação Política, Sistemas de Informação, Sustentabilidade, Turismo, Têxtil e Moda, além de fazer parte dos programas Interunidades em Estética e História da Arte- PGEHA, PROLAM e PROFMAT;  1 Programa de Doutorado em Sustentabilidade .  Veja mais sobre os programas de Pós-Graduação em: http://each.uspnet.usp.br/site/pos-comissao.php
  • Se você já ingressou na Pós-Graduação da EACH , confira sempre  seus prazos, principalmente  para  as datas de Qualificação e Defesa, no Sistema Janus, em ficha do aluno;
  • Faça um bom planejamento para execução de sua pesquisa e, se necessitar de auxílio em bases de dados ou outras orientações, entre em contato com a Biblioteca e faça um agendamento para treinamento;
  • Vai ingressar na Pós ou é iniciante? Saiba algumas informações imprescindíveis:


Qualificação

Exame cujo objetivo é avaliar o conhecimento adquirido e a capacidade do estudante em executar seu projeto de pesquisa. Cada Programa de Pós apresenta seus critérios para o exame, portanto, consulte no site da Pós-graduação da EACH as normas de seu curso.

Depósito da Dissertação ou Tese

Para a conclusão do mestrado ou doutorado, o aluno deverá apresentar e depositar na Seção de Pós-graduação a versão original de seu trabalho. Chama-se versão original,  a dissertação ou tese que está sendo apresentada pela primeira vez  à Banca Examinadora.

De acordo com art. 5º. da Resolução CoPGr No. 6018, de 13 de outubro de 2011,  a página de rosto da tese ou dissertação deverá indicar explicitamente que se trata da versão original ou corrigida.

Fique atento ao prazo de depósito  e  à quantidade de exemplares exigidos em cada programa. 
Confira o Manual para depósito e defesa de dissertações no site da Pós-Graduação: 

Saiba que, para o depósito, é necessário que seu trabalho esteja de acordo com as normas ABNT e a dissertação ou tese deve  possuir ficha catalográfica, a ser elaborada pela Biblioteca.


ABNT
No site da Biblioteca http://each.uspnet.usp.br/site/biblioteca.php?item=informacoes, lado esquerdo,  você encontra o Modelo para Trabalhos Acadêmicos de acordo com a ABNT, que apresenta de forma clara  e objetiva  o que você necessita para deixar o seu trabalho acadêmico na forma adequada e de acordo com a norma.
O Programa de Sistemas de Informação apresenta  instruções e modelos específicos, consulte sua página:  http://ppgsi.each.usp.br/

Ficha catalográfica
Para o depósito de sua dissertação, é necessária a inserção da Ficha Catalográfica, cuja elaboração é feita pela Biblioteca. Após a finalização de seu trabalho e antes de seu depósito, solicite a Ficha pelo e-mail bibficha-each@usp.br.
Saiba quais informações são necessárias  para essa solicitação, no site da biblioteca, lado esquerdo, clicando em Ficha Catalográfica. http://each.uspnet.usp.br/biblioteca/download/solicitacao_ficha_catalografica.pdf
Lembre-se que a Biblioteca entrega sua ficha em até 5 dias úteis, então programe-se para não perder o prazo ou deixar para a última hora.

Defesa

É a apresentação pública do trabalho desenvolvido no programa de mestrado ou doutorado para uma banca examinadora, normalmente composta de três membros para o mestrado e cinco para o doutorado. O candidato apresenta seu trabalho e em seguida, é arguido pela banca. Ao final, essa banca reúne-se em sessão fechada para  decidir se o candidato merece o mérito do título de Mestre ou Doutor, e reabre-se a sessão pública com o resultado.

Entrega da Versão Corrigida da dissertação ou tese

Se após a defesa, a Banca examinadora fizer alguns apontamentos para a melhoria do trabalho, pode haver a necessidade de alteração da versão original da dissertação ou tese defendida, ficando à seu critério e ao de seu orientador a apresentação da versão corrigida. O prazo estabelecido para esta entrega é de até 60 dias após a defesa.  
Para a apresentação da Versão corrigida, é preciso a inclusão da ficha catalográfica atualizada. Dessa forma, siga os mesmos passos já efetuados quando da Versão original e solicite à Biblioteca a ficha catalográfica atualizada. http://each.uspnet.usp.br/biblioteca/download/solicitacao_ficha_catalografica.pdf

Lembre-se de consultar o Modelo para Trabalhos Acadêmicos de acordo com a ABNT no site da Biblioteca http://each.uspnet.usp.br/site/biblioteca.php?item=informacoes, pois para a Versão corrigida você deverá acrescentar algumas informações na página de rosto de seu trabalho como, por exemplo, a data de defesa (para mais informações, veja o Modelo).

Segundo o art. 6º. da Resolução CoPGr No. 6018,  de 13 de outubro de 2011, que dispõe sobre a correção de teses e dissertações, será permitida a mudança do número de páginas da tese ou dissertação, porém sem a alteração do título. Consulte: http://www.leginf.usp.br/?resolucao=resolucao-copgr-no-6018-de-13-de-outubro-de-2011

Lembrete:  As  entregas das dissertações ou teses, tanto versões originais e/ou corrigidas deverão são efetuadas pelo aluno, sempre na Seção de Pós-Graduação da EACH. Posteriormente e à seu tempo, a  Pós-Graduação encaminhará essas dissertações à Biblioteca.

Por Sandra Tokarevicz

Vá para nosso novo blog