segunda-feira, 27 de maio de 2013

Resumo informativo



Na semana passada, apresentamos um exemplo de resumo indicativo. Esta semana, vamos relembrar o que é um resumo informativo, segundo a norma ABNT NBR 6028, de 2003:

Resumo Informativo: Informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.”

Exemplo de resumo informativo:

Baeder, Angela Martins. Educação ambiental e mobilização social: formação de catadores na grande São Paulo.

Este estudo analisa trabalhos de formação de catadores(as) de materiais recicláveis, realizados coletivamente, na Região Metropolitana da Grande São Paulo, entre 1997 e 2008, com a finalidade de identificar elementos para subsidiar a construção participativa de soluções sustentáveis para a problemática socioambiental de resíduos sólidos nas áreas urbanas. Essas ações educativas estão imbricadas num momento de disseminação de diálogos e ações de Educação Ambiental, voltados para o controle social das políticas públicas e institucionais para a gestão ambiental participativa. A análise dos trabalhos de formação exigiu o levantamento do contexto histórico, dos debates sobre o pensar e agir da Educação Ambiental; das condições de vida e trabalho dos catadores; da problemática socioambiental de resíduos sólidos e as potencialidades e desafios para a consolidação da coleta seletiva como alternativa de economia solidária. Foram foco de análise os trabalhos educativos relativos à organização da Coleta Seletiva no núcleo habitacional Pedra sobre Pedra, na Zona Sul de São Paulo; a mobilização de grupos de coleta na cidade, no Fórum Recicla São Paulo, movimento social de catadores; a Capacitação para implantação das primeiras Centrais de Triagem do Programa de Coleta Seletiva Solidária de São Paulo/2003; o fortalecimento de catadores e do diálogo com o poder público, no Projeto Coleta Seletiva Brasil Canadá. Essas ações educativas estão embasadas teoricamente na multirreferencialidade e no entendimento do compromisso com a construção de sujeitos autônomos para uma sociedade democrática. Os elementos de Educação Ambiental emancipatória foram identificados neste doutorado e, na ação educativa, foram trabalhados por meio de metodologias interativas no coletivo dos catadores. Assim, destacamos os avanços proporcionados pela formação, revelados nos encontros e nas vozes dos ) catadores: a autovalorização; a valorização do próprio trabalho, o fortalecimento da identidade, apropriação dos processos vividos e o planejamento coletivo de ações locais. Com a avaliação realizada neste doutorado, evidenciou-se a necessidade de trabalhos futuros para estender as ações educativas a um contingente maior de catadores, pelas próprias lideranças; intensificar o diálogo com o poder público; superar as barreiras institucionais, com o propósito de criar políticas públicas de resíduos com a inclusão dos catadores(as).

Acesso em 10/05/2013

Este tipo resumo se trata de um trabalho realizado pelo próprio autor do texto principal, geralmente utilizado em trabalhos acadêmicos de conclusão de curso (dissertações, teses, TCC’s). A característica deste resumo é que ele considera os aspectos de mais relevância, e os demais elementos são apenas indicados, mas todos os aspectos e conteúdos são revelados por este resumo. O leitor tem compreensão exata do que encontrará no texto principal.

Por fim, cabe ressaltar a importância de estar atento à coesão textual e a coerência na produção do resumo. Como em qualquer outro texto, deve-se ter clareza de que o resumo não é uma compilação de frases sequenciais soltas, sem sentido.

Na próxima semana, nos falaremos de coesão e coerência textual, que auxiliam na produção de um resumo eficiente.


Sidinei Damasceno Basil

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028:2003 Informação e documentação: Resumo – Apresentação. Rio de Janeiro, 2003.

Acesso online:

Baeder, Angela Martins. Educação ambiental e mobilização social: formação de catadores na grande São Paulo.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Resumo Indicativo



 Apresentamos na postagem de hoje, um exemplo de resumo indicativo. Mais sucinto, simplesmente expõe a essência do texto, dispensando dados adicionais:
 

VII CIDU
Resumos | Simpósios Auto-Organizados
89
Exemplo

A dimensão pedagógica da ação do nutricionista

Vários países vêm realizando reformas no ensino da graduação objetivando integrar suas funções às necessidades da sociedade, tendo como pano de fundo a produção de conhecimento que preparasse o capital humano para atender a entrada dos países no circuito da globalização. Mesmo sem minimizar a importância das habilidades técnicas do campo da nutrição, requer ênfase nas habilidades centradas nos processos de comunicação, envolvendo novos discursos e (re)novas práticas educativas. Compreender o exercício profissional do nutricionista como uma ação eminentemente pedagógica remete a repensar as práticas acadêmicas vividas em sua formação e o papel que os professores desempenham nesse contexto, em especial pelo caráter de mediador ativo que o docente universitário desenvolve entre um conhecimento altamente especializado, proveniente de um campo acadêmico profissional, e o sujeito em formação. Embora considere esse fenômeno como um processo global, o estudo produziu um exercício de cotejamento das experiências que ocorrem nos Cursos de Nutrição de três países diferentes. Foram selecionados os Cursos de Nutrição das Universidades do Porto (Portugal), da Universidade de Buenos Aires (Argentina) e, no Brasil, a Universidade Federal de São Paulo. Esta foi escolhida por caracterizar-se como uma experiência singular no seu aporte curricular e metodológico. O estudo tomou como metodologia a perspectiva qualitativa, onde foram realizadas entrevistas com diferentes atores (docentes, discentes e egressos), buscando captar os momentos de ruptura com o cotidiano nas atividades humanas, entendendo que é na aula universitária que os docentes exercem uma influência direta sobre a formação e o comportamento dos alunos. Na análise, observa-se que a identidade docente, tem papel fundamental no significado social que o professor atribui a si mesmo e à nutrição, constituindo também um processo epistemológico que reconhece a educação como campo de conhecimento do nutricionista.

Acesso em 10/05/2013

Podemos observar que há uma descrição dos principais pontos do documento principal, indicando seus conteúdos sem, contudo, apresentar dados ou discussões sobre o texto resumido. Isto leva o leitor ter ideia geral do que se trata, não dispensando de uma leitura geral para a compreensão do assunto (Andrade, 2009).


Em nossa próxima postagem, escreveremos sobre o resumo informativo.

Sidinei Damasceno Basil

Andrade, Maria Margarida de. Martins, João Alcino de Andrade (colab). Introdução à metodologia do trabalho científico elaboração de trabalhos na graduação. 9. ed. São Paulo, Atlas, 2009. x, 160 p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028:2003 Informação e documentação: Resumo – Apresentação. Rio de Janeiro, 2003.

Acesso online:

Ensino Superior – Inovação e Qualidade na Docência – VII Congreso Iberoamericano de Docencia Universitaria: Enseñanza Superior – Innovación y calidad en la docencia
ISBN 978–989–8471–06–2
Acesso em 10/05/2013

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Resumo Crítico


A norma técnica NBR 6028 (novembro de 2003) da ABNT define por resumo a “Apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento.

Os resumos dividem-se, de acordo com seu objetivo, em:

I- Resumo crítico: Resumo redigido por especialistas com análise crítica de um documento. Também chamado de resenha. Quando analisa apenas uma determinada edição entre várias, denomina-se recensão”

II- Resumo indicativo: “Indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos etc. De modo geral, não dispensa a consulta ao original.


III- Resumo informativo: Informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.


Independentemente do tipo de resumo é fundamental ter em mente dois pontos:

  • Utilizar ou não palavras iguais as do texto principal não é um questão fundamental, podendo mais indicar estilo;
 
  • O resumo precisa apresentar coesão e coerência – não se trata de um monte de frases desconexas ou de um “esquema” de leitura.


Apresentamos a seguir, um exemplo de resumo crítico escrito por Antonio Ozaí da Silva, para a obra “Lendo Lolita em Teerã”:

35
Resenha:
NAFISI, Azar. Lendo Lolita em Teerã: memórias de uma resistência literária. Rio de Janeiro:Edições BestBolso, 2009 (420p.).

A república contra as mulheres
Antonio Ozaí da Silva*

Há livros que compensam a leitura. A obra Lendo Lolita em Teerã, escrito por Azar Nafisi, é um deles. É um livro autobiográfico. A autora, nascida no Irã,mas que vivia no estrangeiro desde os 13 anos, retornou à Teerã em 1979. Então, a derrubada da monarquia autocrática do Xá Reza Pahleva gerara expectativas de mudanças políticas. Os desdobramentos da Revolução Iraniana não confirmaram as esperanças e o que se seguiu foi o domínio da teocracia liderada pelo Aiatolá Khomeini. Apesar do regime ditatorial, Nafisi permaneceu no Irã por 18 anos. Professora de Literatura, lecionou na Universidade de Teerã de 1979 a 1981, quando foi expulsa por não obedecer aos ditames da política teocrática. Tempos depois, voltou a lecionar na Universidade Livre Islâmica e na Universidade Allameh Tabatai.
Lendo Lolita em Teerã nos permite conhecer os aspectos políticos,culturais, sociais e o cotidiano da República Islâmica do Irã, pelo olhar privilegiado de uma mulher intelectual que viveu e sobreviveu àqueles anos conturbados. Não por acaso, o subtítulo do livro é “memórias de uma resistência literária”. Quando se viu impossibilitada de exercer a docência, Azar Nafisi formou um grupo de alunas que, na clandestinidade, liam e estudavam autores como Vladimir Nabokov, F. Scott Fitzgerald, Henry James e Jane Austen. Ela relata esta experiência, entremeada pelos acontecimentos políticos que transformaram o dia-a-dia dos iranianos.
Com Azar Nafisi aprendemos sobre literatura, mas sobretudo sobre a vida real de homens e mulheres submetidos à opressão política. A dominação de gênero é legitimada pela religião e o poder político. A República Islâmica visa especialmente a submissão das
136
mulheres, embora também reprima todo e quem ouse desafiar o poder das autoridades.
Nenhuma obra é imparcial e isenta de valores. Nafisi não oculta seu ponto de vista, sua escrita é comprometida. Não obstante, demonstra integridade intelectual e permite aos leitores, como na literatura que analisa, apreender a complexidade da conjuntura e dos indivíduos concretos envolvidos no palco da história. Também o leitor dificilmente sairá ileso, pois trata-se de uma obra que pressupõe posicionamento.
Lendo Lolita em Teerã também tem caráter pedagógico, afinal trata-se da história de vida de uma professora e apresenta os ingredientes que envolvem a práxis docente num ambiente de restrições das liberdades mais elementares necessárias ao exercício da docência. Embora seja outra cultura, diferente da nossa, há aspectos pedagógicos comuns que contribuem para a reflexão sobre o ato educativo, o ensinar e aprender. Basta observar com carinho como transcorrem as relações entre a autora e seus alunos – em especial, as alunas – e com os seus colegas no campus. As questões pedagógicas são necessariamente políticas, politizadas e politizantes. Por exemplo, quando os alunos exigem a mudança do currículo, que autores como Ésquilo, Shakespeare e Racine fossem substituídos por Brecht, Gorki e Marx e Engels. Para eles, a teoria revolucionária era mais importante. Depois, todos seriam submetidos ao rígido controle político dos aiatolás e o campus moldado à imagem e semelhança dos intérpretes da lei islâmica. Ironicamente, eles desprezavam as liberdades individuais, ditas burguesas; foram tragicamente perseguidos e tiveram a liberdades suprimida. Vários foram assassinados.
Lendo Lolita em Teerã é uma obra que permite conhecer melhor a realidade cultural, social e política da República Islâmica do Irã. Vale a pena ler! A propósito, também sugiro que assista ao filme Persepólis.

* ANTONIO OZAÍ DA SILVA é Professor do Departamento de Ciências Sociais, Universidade Estadual de Maringá. Email: aosilva@uem.br Publicado originalmente no blog.

Acesso em 10/05/2013

Este tipo de resumo ou resenha se aplica a qualquer tipo de documento. É elaborado por especialista, geralmente um terceiro.

Segundo Secaf (2010), o resumo crítico manifesta um juízo de valor, num julgamento sobre o tema e este julgamento se dirige às ideias, posições do autor pensador, nunca a pessoa em si (Severino, 1996).

Na próxima semana, apresentaremos um exemplo de resumo indicativo.




Sidinei Damasceno Basil


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028:2003 Informação e documentação: Resumo – Apresentação. Rio de Janeiro, 2003.

Secaf, Victoria. Artigo científico do desafio à conquista : enfoque em teses e outros trabalhos acadêmicos. 5. ed., rev. e atual.. São Paulo, Atheneu, 2010. xiii, 138 p.

Severino, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 20. ed. São Paulo, Cortez, c1996, 1998. 272 p.


Acesso online:
Silva, Antonio Ozaí da. A república contra as mulheres.
Acesso em 10/05/2013

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Resumos

     Um resumo é a condensação de um dado conteúdo: um filme, um romance, uma biografia, etc.
    
    O resumo de um texto científico apresenta os pontos principais da investigação, pelos quais um pesquisador determina a necessidade da leitura do texto integral.
     
     A Associação Brasileira de Normas Técnicas define 3 tipos de resumos: 1. Resumo crítico; 2. Resumo indicativo; 3. Resumo informativo.
     
    Os resumos são apresentados durante a recuperação da informação (Busca em bases de dados) e divulgados em publicações especializadas. Também estão presentes nos próprios documentos para os quais são preparados.
     
     Ao redigir um resumo, o redator avalia se os objetivos do trabalho estão evidentes no título e se há necessidade de serem incluídos no resumo. É importante informar o tipo de  trabalho que está sendo resumido: Estudo de caso, memória, etc. Inclui-se também o método, os resultados e a conclusão. Essas informações podem ser complementadas com a citação de novas técnicas, fatos novos, dados numéricos, recomendações, etc.
    
     Esses e outros livros de nossa biblioteca trazem informações adicionais sobre resumos:
    
  •  ANDRADE, M. M. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico: Elaboração de Trabalhos na Graduação. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2009. 160 p.
  • BERTUCCI, J. L. O. Metodologia Básica para Elaboração de Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC): Ênfase na Elaboração de TCC de Pós-Graduação Lato Sensu. São Paulo: Atlas, 2012. 116 p.
  •  MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do Trabalho Científico. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2001. 219 p.
  • REY, L. Planejar e Redigir Trabalhos Científicos: 2. ed. São Paulo:  Blucher, 1993. 318 p.
Consulte também:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: Informação e documentação - Resumo: Apresentação: Procedimentos. Rio de Janeiro, 2003.
Analúcia Recine
Bibliografia: Marcos José da Silva

Vá para nosso novo blog